Circuito Sinfônico (2012)

“Assim não dá, Letícia!”: Atrasei um dia e não nego, fim de bimestre na faculdade não tá fácil pra ninguém! Em meio a tantos trabalhos (acompanhados sempre de caos, dores de cabeças e autoflagelações), confesso que não consegui preparar um post elaboradinho, reflexivo e vitaminado como o anterior.  Logo, o post de hoje será rápido e rasteiro, facilitando pra mim e pra vocês que leem meu blog no trabalho. Prometo compensar na semana que vem (ou na seguinte, porque semana que vem o armagedon ainda não terá terminado)!

Foi pensando nisso que resolvi divulgar um outro blog, chamado Cinema de Rua. Seus donos e idealizadores, Kico Santos e Fabio Nikolaus, produzem pequenos vídeos que retratam a vida urbana das mais diferentes formas – o legal é que os vídeos são curtinhos; vi vários de uma vez pra escolher o meu preferido, que é justamente o Circuito Sinfônico.

Já disse aqui no blog que tenho paixão por tomadas em meios de transporte, mas esse vídeo leva esse recurso a um patamar acima. Literalmente acima, porque em alguns planos a câmera está EM CIMA DO FREAKING ÔNIBUS! Como não amar? Aliás, esse é um exercício interessante pro pessoal aí de casa: primeiro você assiste só por curtição (?) e depois assiste tentando identificar exatamente em que posição a câmera está (é mais difícil do que parece, pequenos gafanhotos).

É interessante também a relação dos cabos elétricos do ônibus com a trilha, como se eles produzissem o som de um instrumento de corda – daí o nome do vídeo, obviamente. Mais do que isso, é divertido perceber como a trilha clássica se encaixa bem a um transporte público tão popular, especialmente pelo ritmo acelerado: a música não para, a vida não para – às vezes, o motorista não para (sad, but true).

Espero não estar viajando, mas acredito que foi esse o aspecto da vida urbana ressaltado pelo vídeo: a agilidade, a velocidade, esse ritmo frenético imposto pela cidade. Há quem goste e há quem critique, igual a tudo na vida.

Rápido e rasteiro, eu disse? Só que não! Acabei escrevendo muito como sempre, não tem jeito! Mas enfim, a dica está dada, o Cinema de Rua é um blog que eu super recomendo – só não vão se esquecer desse blog aqui, hein. Seus traidores! Hahaha… Não, sério, não me abandonem!

Data do post original: 20 de setembro de 2012

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s