Out of Sight (2010)

E não é que o universo está conspirando pro andamento deste blog? Dessa vez, achei o curta super por acaso – ou ele me achou, olha que romântico (not). Temia pegar um vídeo com uma temática muito semelhante à anterior, mas esse aqui é totalmente diferente, a começar pelo fato de ser uma animação! Trata-se de um trabalho de conclusão de curso chamado Out of Sight, produzindo por três alunos da NTUA (National Taiwan University of Arts).

Já começo dizendo que animação é um gênero difícil de analisar, pelo menos pra mim – porque eu AMO animações, então meu julgamento pode ser tendencioso… Mas tudo nesse curta me transmite uma delicadeza, uma sutileza na combinação dos elementos (trilha, traço do desenho, cores, disposição de cenários) intensamente perceptível e encantadora!

Mesmo tendo uma narrativa relativamente simples, do tipo que se resume em uma frase – que, em muitos casos, é a receita do sucesso -, essa mistura da percepção multissensorial com o imaginário infantil foi uma sacada genial!

Mas o aspecto que mais me chamou a atenção nesse curta foi o fato de ser um vídeo universal, que não requer tradução. Esta é, aliás, uma característica frequentemente empregada em curtas-metragens, a fim de aumentar sua visibilidade no meio virtual – que é diminuta, se comparada a dos longas-metragens.  Outro recurso comum é a tradução para o inglês, mas não se iguala em termos de sofisticação…

Aproveito a ocasião, também, pra dar um choque de realidade em quem acha que roteiro é só diálogo: temos aqui um belo exemplo de que uma história pode ser muito bem contada sem conter nenhuma palavra além de um nome de cachorro.

Depois desses cinco minutinhos muito bem gastos, aposto que vamos até olhar em volta achando tudo mais bonito, não?

Data do post original: 1 de agosto de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s