Titanic (1997)

Eu sei, eu sei. Quando divulguei minha lista de filmes pra ver nas férias e coloquei esse filme muitos pegaram suas tochas e arpões, marcharam até minha casa e urraram “COMO ASSIM VOCÊ AINDA NÃO VIU TITANIC?”. Realmente não sei a resposta, galera. Lembro que eu tinha medo de ver quando menor porque sabia que a galera morria no final, não queria ver tragédia. Os anos foram se passando, teve Titanic de novo no cinema (oportunidade que perdi por pura distração), chegamos em 2014 e nada. Mudei isso essa semana e digo sem hesitar: estou completamente maravilhada com esse filme!

Nunca imaginei que iria gostar tanto, na verdade (quem me conhece sabe que não sou lá muito fã de romances muito nhénhénhé). Só que por mais batida que a história tenha se tornado, Jack e Rose definitivamente não são um casal melosinho. Tentativa de suicídio, cuspes e golpes de machado não costumam compor um par romântico tradicional, pelo menos… Já gostava muito do Leo e da Kate (amigos meus) individualmente por outros filmes, mas depois de ver Foi Apenas Um Sonho e Titanic, virei fãzaça!

Saí conversando com todo mundo sobre – pra compensar o atraso de tantos anos – e muita gente comentou que acha o filme longo. Ok, isso eu aceito. Mas não me venha você dizer que é um filme ruim. Filme ruim não envolve, não emociona. Mesmo que você não curta o romance, a parte do navio afundando é de tirar o fôlego (como diria o locutor da Sessão da Tarde)! Não conseguia deixar de pensar “Nossa, imagina se eu estivesse aí, ou ali, ou ali” durante as cenas. Esperava mais da colisão com o iceberg, mas a parte da galera indo pros botes e a água subindo já me garantiu aquele mini-desespero!


E aqui que está a magia de Titanic: eu já conhecia as cenas principais, as frases de efeito e até o final inteirinho. E mesmo assim, chorei na cena dos dois “voando” no navio, chorei com “I won’t let go” e chorei com a morte do Jack – desculpa se você for uma das três pessoas que, como eu até semana passada, e nunca viram Titanic (mas você vai aproveitar o filme mesmo sabendo disso!). Dou destaque pra sequência da Rose pulando do barquinho de volta pro navio, abraçando o Jack chamando ela de idiota e depois os dois fugindo do carinha com a arma. EU NÃO POSSO COM TUDO ISSO, GENTE! Dei um grito quando ela pulou, chorei com os dois depois fiquei maluca de novo!

Agora, não dá pra falar de Titanic sem comentar a trilha sonora MA-RA-VI-LHO-SA, né? Músicas bem majestosas, clássicas, épicas, bonitonas, uma beleza! Ditou bastante o ritmo do filme. Mas vamos direto ao ponto? Fala sério, My Heart Will Go On deve ser a música mais linda da história do cinema. Só as primeiras notinhas já me deixam arrepiada! E como toca essa música, não? Várias versões, eu reparava na hora. Fiquei esperando a voz da Celine Dion, burra que sou, achando que tinha no filme. Mas acabou nem fazendo tanta falta – nada contra, tô ouvindo todas em loop há dias.

tit

Isso sem falar de todos os outros aspectos que fazem esse filme tão bom: a direção de arte, fotografia, e até um roteiro bem simpático. E é engraçado como às vezes os efeitos especiais antigos parecem mais convincentes que os atuais… Não cheguei a assistir Avatar (não sou obrigada, me processem!), mas mesmo com todos aqueles efeitos duvido que alcance o Titanic pelo conjunto da obra, ainda que tenha alcançado pela bilheteria – o que não é difícil fazendo sessões 3D, IMAX, não sei das quantas; tudo agora fica muito mais caro.

E essa foi minha história com Titanic. Sempre que vejo um filme, deixo passar um tempinho pra assimilar a experiência toda. Sabe quando você toma um gole de refri e sente o gás efervescendo na boca? Tipo isso. Deixei Titanic efervescendo na minha memória e dou meu veredicto: virou um dos meus filmes favoritos. Nem ligo se é clichê. Convenhamos, o que é aquela cena final, gente? Coisa linda! Enfim, espero que tenham gostado do post! Não me deixei afundar esse blog, hãn hãn???

Data do post original: 23 de janeiro de 2014

Leave a Reply

