Especial Oscar 2016

CHEGOOOU! Estamos na quarta edição desse megapost sobre os indicados ao Oscar. Esse ano foi um pouco atípico, porque muitos filmes que receberam várias indicações não foram indicados a Melhor Filme (Carol, Garota Dinamarquesa, Steve Jobs etc) – sendo que geralmente são nove indicados, e esse ano foram oito.

Gostei dos indicados, parece que estão escolhendo filmes mais ágeis. Pelo menos, lembro de sofrer um pouco mais pra fazer essa maratona em outros anos! Mas, ao mesmo tempo, achei os filmes meio nivelados demais – não achei nenhum deles incrível, sabe? Meu top três é Quarto de Jack, O Regresso e Mad Max. Mas vamos falar um pouquinho de todos:

 

1401x788-bgs-02959r__

A Grande Aposta

Então, como direi… Eu entendi a intenção. A linguagem do filme é toda engraçadalha, faz várias daquelas quebras que os professores do cursinho fazem pra sala continuar prestando atenção – e, às vezes, funciona. Mas sinto que passou um pouco do ponto, sabe? Não deu tempo de estabelecer uma conexão com os personagens e sentir real interesse por eles, apesar das boas performances. Fiquei entediada muito rápido – porque, veja bem, a gente meio que já sabe o que vai acontecer no final. Talvez minhas expectativas estivessem muito altas, afinal.

 

ST. JAMES PLACE

Ponte De Espiões

Nesse filme, aconteceu o inverso: não dava nada por ele, achei que ia ser daqueles que a gente só assiste pra falar que viu todos os indicados. Acabou que achei a história interessante, bem contada. Não tem nada muito excepcional, tem uma estrutura bem tradicional, sem ousadias. Começa mais crítico à Guerra Fria, pena que acaba caindo naquele patriotismo americano que sempre tem vez no Oscar (mesmo que o filme seja bem mais ou menos). Mas… Tem o Tom Hanks. Achei ok.

 

66fc2672-8e3e-11e5-9893-4457865eb50c-1020x549

Brooklyn

Longe de mim desmerecer o trabalho alheio, mas esse filme só pode ter sido indicado por networking (filme dos migo, sabe como é). Não é um filme ruim, mas é inexpressivo num nível que dá agonia! Fico feliz de ter uma protagonista feminina num dilema, mas achei o tal dilema muito teenager, tipo “Quem eu quero que me leve pro baile?”. Existe vida além dos homi, miga. Não achei que a personagem evoluiu o suficiente e performance não me convenceu. Em geral, um filme morno, sem grandes viradas no enredo. Na sinopse parecia melhor.

 

mad-max-screen-3-0

Mad Max

Não sei que que eu tava fazendo da vida que não fui ver esse filme. Sinceramente. Não sou muito fã de filmes de ação, a menos que sejam muito bem feitos  – como esse! Eu achei que teria pelo menos um momentinho de sossego, sabe, uma pausa pra soneca (dos personagens, não minha), mas eles ficam sempre naquela adrenalina muito louca de fugir, lutar, proteger as mina. De tirar o fôlego, mesmo. Deu gosto de ver a temática de libertar as mulheres e o destaque dado à Furiosa (praticamente a protagonista, né não)! Só achei um final um pouco blé. Mas ainda assim, fiquei impressionada!

 

ng8zspcv4wubkb28zeyy

Perdido Em Marte

Esse era o filme que eu tava com mais preguiça de assistir. A temática de viagem no espaço dificilmente me prende, e a longa duração do filme é, pra mim, desnecessária (cortaria uma meia horinha sem arrependimentos). Mas até que é uma boa trama, com viradas interessantes. Gosto da personalidade do protagonista, mas senti que faltou um pouco de aprofundamento no personagem. A escolha de elenco me agradou bastante pela representatividade, ver a NASA cheia de mulheres, negros e asiáticos fez a história parecer mais moderna. Bônus: o Sean Bean NÃO morre!!!

 

the-revenant-review-1

O Regresso

Tinha quase certeza que ia ficar entediada nesse filme, mesmo tendo meu more Leo DiCaprio. Muito pelo contrário, fiquei vidrada! Dou total mérito ao Iñarritu, que dirigiu esse filme com maestria. A câmera indo pra cá…. Daqui a pouco pra lá… Essas panorâmicas passaram uma sensação de tempo diferenciada, sabe? E gente, como o Leo sofre… Juro que dei risada, tem umas horas que ele parece um personagem de desenho animado (tipo na cachoeira, risos). Também é incrível o arco do personagem dele, que não deixa de lado a sabedoria dos índios com quem conviveu. É um filme cheio de simbologia, fica tudo meio que no ar, mas é legal ficar refletindo depois.

 

'Room' is a journey out of darkness, director says

O Quarto De Jack

Meu filme preferido entre os indicados. A ideia de tratar um assunto pesadíssimo na perspectiva de uma criança é muito poética e sensível. As atuações da mãe e do filho são incríveis! Além de trazer à tona esses casos assustadores de cárcere privado, o enredo vai além, mostrando na cena da entrevista o julgamento constante que nossa sociedade impõe sobre as mulheres – mesmo quando elas são fucking vítimas!!! É um filme que emociona, mas também te arranca uns sorrisos, especialmente nas reações do Jack. Dá até uma saudadinha de pensar que nem criança, de achar que não existe mau no mundo, sabe?

 

rachel-mcadams-mark-ruffalo-brian-dg-arcy-michael-keaton-and-john-slattery-in-spotlight-cred-kerry-hayes-open-road-films_wide-a9ace4a3a9d3d271a45d19c7c220201b7656c7eb-s900-c85

Spotlight

Ao assistir, é meio impossível não torcer pra equipe Spotlight esfregar a hipocrisia na cidade inteira! Pois é, optar por não reagir a algo ruim muitas vezes te faz parte do problema – mas, infelizmente, empatia não tá teno. A galera pode zuar, falar que qualquer um pode ser jornalista e que só usa jornal pro banheiro do cachorro, mas esse filme faz um resgate incrível da importância do jornalismo pra sociedade.  Gosto do elenco, mas a montagem pra mim foi o elemento mais expressivo. E vou te falar que ver nomes de cidades brasileiras no final me deu arrepios…

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

