Black Mirror

 

Sabe quando você tá assistindo uma série e tem aquele momento maluco, com alguma reviravolta incrível ou uma sequência que te faz perder o fôlego? Na maioria das séries, isso acontece de vez em quando; elas costumam te preparar pra esse tal clímax. Quer uma série em que isso aconteça EM TODO FUCKING EPISÓDIO? Assista Black Mirror.

Sei que pouca gente já assistiu, então já vou falar duas vantagens práticas:

  1. São poucos episódios. Até agora, foram duas temporadas de 3 episódios cada + um especial de Natal um pouco maiorzinho.
  1. Os episódios são independentes, cada um conta uma história diferente e encerra o próprio conflito. Se você só tiver tempo de ver um episódio, não vai ficar naquela neura de não saber o que vai acontecer no próximo – não que você não vá ficar neurado, mas já falamos disso…

 

black-mirror-serielizados-6

O tema central da série é a dependência da sociedade em relação à tecnologia, e como esses avanços podem ter umas consequências beeeeem pesadas. Daí o nome, “Black Mirror (Espelho Preto)”, em referência às telas dos nossos celular e computadores quando desligados. Sabe aquela ideia de que, do outro lado do espelho, tem outro mundo que observa a gente de volta? Não tem nenhuma referência direta a ela na série, mas combina bastante com o clima sinistro das histórias…

Se você for do tipo medrosão como eu, relaxe: não chega a ser uma série de terror – tá mais pra um suspense MUITO tenso. Pra quem gostou de livros como 1984 e Admirável Mundo Novo, Black Mirror cai como uma luva: a vibe de distopia e manipulação está presente em praticamente todas as histórias, em menor ou maior grau.

 

Black Mirror - The Waldo Moment

 

Então, já aviso: é uma série meio pesada. As tramas são mega envolventes e intensas, você fica completamente imerso. E os finais, ah, os finais… Parece que arrancam o seu coração do peito por uns dois segundos e devolvem. Você precisa ficar quietinho no seu canto um tempo pra se recompor. Ok, não é em tooodos os episódios, mas acontece. Falando sério, é uma das séries mais bem resolvidas que já assisti.

Mesmo que não sirva pra você mudar seus hábitos, pelo menos dá pra refletir um pouco sobre como as tecnologias tem afetado nossas relações e a forma como nos comunicamos (e pensamos, opinamos, etc etc). Black Mirror é uma ótima série que não vai sair da sua cabeça. Mesmo. Por mais que você tente… Brincadeira, gente! Não que é como se eu tivesse medo de aparelhos eletrônicos em stand-by mas… Não custa nada tirar da tomada, né? Pra economizar energia, claro…

Advertisements

One thought on “Black Mirror

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s