Nada aqui além de lixo

Mesmo que eu esteja em um relacionamento pouco saudável com Pokémon Go (dá pra acreditar que ainda não capturei um Charmander?!), esses dias eu me peguei lembrando de como era legal jogar aquele Pokémon de Gameboy mesmo, com o bonequinho e sem touchscreen.

Lembro que, no ginásio dos Pokémons elétricos, você tinha que passar por um desafio antes de lutar com o líder de lá: em um salão cheio de latas de lixos, você precisa acertar, na ordem, quais delas têm um item x – que não lembro agora.

Eu odiava essa parte, só queria pegar minha insígnia e ir pro navio (era na cidade que tem o navio). Lembro que, quando você clicava em uma das latas e errava a combinação, surgia a mensagem: “Nada aqui além de lixo” e você tinha que começar tudo de novo.

Dava raiva, mas sempre achei essa frase muito engraçada – até virou uma piadinha interna entre meus irmãos e eu. Além de simbolizar o fracasso nesse quebra-cabeças desnecessário – e, diga-se de passagem, bem desgastante pra quem já tem meia dúzia de pokémon pra treinar -, ela é bem dramática.

“Nada aqui além de lixo”. Nada de bom, nada de diferente. Só lixo. Uma pessoa mais pessimista diria que é como você se sente por dentro, quando erra esse desafio tão besta. Ou, talvez, um bom jeito de resumir uma fase ruim da vida. Ou uma série que te decepcionou. Quem sabe até uma área perto da sua casa onde só tem zubat…

Sempre gostei de frases de efeito, o que talvez explique a minha obsessão por memes. Quanto mais exagerada, melhor. “Um tiro doeria menos”, “Queria estar morta”, “Nada aqui além de lixo” – taí uma boa tríade. Só não dá pra levar elas a sério, deixando a negatividade e o exagero delas contaminarem a forma como você vê as coisas.

Por outro lado, também não é bom ficar tratando seus problemas com sarcasmo o tempo todo, usando frases como essa e se esquivando (que nem um pokémon) de qualquer confronto direto – mesmo que seja você com você mesmo. Só assim a gente evolui – hãn hãn, viu o que eu fiz?

Todo mundo tem um pouco de lixo na vida. Mas sempre tem alguma coisa boa, além dele. É só saber procurar. Que nem o meu Charmander… Alguém tem Lure sobrando aí?

2 thoughts on “Nada aqui além de lixo

Leave a Reply

