Dez artistas pra gostar (mais) de rap

Aprendi com o meu pai a ser muito eclética em relação à música. De Beatles à Anitta, de Jorge Aragão a Franz Ferdinand, nunca tive muita dificuldade de apreciar a diversidade musical desse mundão. E numa dessas, esbarrei no rap.

Antes que você me pergunte, eu ainda não manjo muito do assunto, nem sei usar termos técnicos pra explicar porque gosto de uma música – o máximo que eu sei é flow e olhe lá! Mas acontece que o rap tem um quê de poesia falada, de contar histórias. A letra do rap tem muito mais peso do que em outros gêneros – o que, como roteirista, me agrada bastante.

O vocabulário rico (cheio de gírias e informalidade), os jogos de palavras e as mensagens engajadas fazem do rap um gênero que admiro muito. Separei aqui os meus rappers nacionais e internacionais preferidos, e ainda fiz um playlist no Spotify pra quem quiser se aventurar no meu bom gosto, risos. Lá vai:

 

criolo2

Criolo

Que pessoa incrível é o Criolo! A cada entrevista que vejo dele, só o admiro mais. Ele é o equivalente musical do Médico e o Monstro: fora dos palcos é um fofo, mas é pegar no microfone que o cara se transforma e destrói nas rimas! Apesar disso, o estilo dele não é tão pesadão e muitas vezes flerta com o samba. É meu preferido por aqui!

540423-970x600-1

Emicida

O Emicida é o rapper mais popular atualmente, ainda mais depois do álbum INCRÍVEL que ele lançou no ano passado: Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa. Sério, não tem uma música ruim, só sucessos! Que nem o Criolo, ele é super desconstruído e gente fina – nunca o conheci, apenas sei. Vale a pena ver as batalhas de freestyle que ele fazia quando era mais novo!

rico-dalasam-henrique-grandi-2016-12-1-855x570

Rico Dalasam

Negro, gay e rapper: o pesadelo da família tradicional brasileira. Além de mega talentoso nas rimas, o Rico Dalasam é muito querido – fui num show dele e fiquei encantada com a sua humildade! Ele merece ser muito mais conhecido do que é. Vou divulgar e enaltecer o trabalho dele até o fim dos meus dias!

2016 Lollapalooza Brazil - Day 2

Karol Conka

Fico  feliz de ver como a Karol Conka tá ficando popular recentemente! Já falei dela em outro post aqui. É muito bom ver uma mulher negra e feminista tombando plateias cada vez maiores! Algumas músicas dela são mais chegadas pro pop, mas não se engane: ela tem uns belos de uns raps.

tumblr_inline_ntnif0q9t81rdq3ll_1280

Tássia Reis

Mais uma que merece ser mais conhecida! A Tássia Reis tem uma voz bem suave, mas manda umas rimas bem boas. Algumas faixas dela tem uma pegada de jazz, bem gostosas de ouvir! É uma boa alternativa pra quando você quer ouvir rap, mas sem batidas pesadonas e etc.

kendrick_lamar_dr

Kendrick Lamar

É o seguinte: o Kendrick é o melhor de todos. E não sou só eu falando: o último álbum dele, To Pimp A Butterfly, ganhou 9 Grammys. Se ouvir as músicas já é bom, espera até as assistir as apresentações ao vivo. Sério. Ele tem uma baita energia, sai pulando e rimando sem perder o fôlego! Fica o pedido: KENDRICK, PLEASE COME TO BRAZIL!

nick-minaj-amas-2015-backstage-billboard-650

Nicki Minaj

Minha queridinha! Mesmo antes de Anaconda, muita gente caía em cima da Nicki – acham ela vulgar, acham a bunda dela muito grande, blá blá blá. Uma chatice. Pois saiba que ela é uma das artistas que mais fez colaborações no último ano: todo mundo quer um versinho dela pra dar aquele tchans na música. Amo a Nicki e vou protegê-la!

 

1401x788-gettyimages-486031482

Kanye West

Explico o Kanye em um meme: amiga, assim eu não tenho como te defender… Ele tem um dom pra causar e a-do-ra uma polêmica, é um verdadeiro João Kleber da música. Muita gente se revolta com ele (com razão), mas eu evito levá-lo a sério na maior parte do tempo – exceto quando ele fala de questões raciais. Mas não tem como negar, como rapper ele manda bem demais!

Eminem

Eminem

Se a zuera tem limites ou não, o Eminem passou um bom tempo tentando descobrir: as letras dele sempre foram cheias de insultos e piadinhas com personalidades – o que deve ter rendido uns processinhos… Eu, pessoalmente, gosto mais do Eminem revoltado, que solta aquele desabafo enfurecido e descontrolado. A agilidade do flow dele é assustadora! Acho ótimo.

azealia-banks-show-brasil

Azealia Banks

A Azealia também é outra que vive tretando e xingando muito no Twitter. Eu até entendo a raiva dela, porque ela é talentosa pacas, mas a carreira não deslancha por nada nesse mundo – pelo menos, não tanto quanto ela espera. Apesar de tudo isso, o álbum dela é bem bom!

Leave a Reply

