La La Land

Eu já sabia que ia gostar de La La Land. Era óbvio: gosto de musicais, gosto dos atores principais, gostei do último filme do diretor (sdds Whiplash). Com toda repercussão, achei que ia acabar me decepcionando – tava pronta pra sair falando “É bom, mas não é tudo isso!”. Eis que… É tudo isso.

Mas calma: não acho que esse filme seja pra todo mundo. Não me venha com: “Ai, você falou que era bom, vi e achei uma bosta”. Tudo bem não ser o seu tipo de filme, tudo bem você achar que outros filmes merecem tanto destaque quanto. Mas cara, dizer que é um filme ruim é demais. Uma dica: se a cena inicial te deu preguiça, nem assiste o resto. Você não merece – brincadeira, mas ela resume bem a vibe do filme.

LLL d 33_5542.NEF

Mesmo sendo um musical, as performances vocais são bem low profile, sem notas de arrepiar nem harmonias maravilhosas. Mas também é legal notar que, ainda que a música faça parte da narrativa, a dança é um recurso para momentos mais “abstratos” da trama, como uma manifestação de como eles se sentem por dentro – o que rende sequências instrumentais com coreografias bem fofinhas.

 As letras das músicas citam elementos da trajetória de pessoas que vão para Los Angeles “fazer sua arte”: a alegria de estar fazendo o que gosta, a vontade de ser notado, a coragem de seguir seus sonhos. Apesar de eu ser praticamente a embaixadora de Moana no Brasil, vou aceitar se City of Stars levar o Oscar de Melhor Canção Original, porque é linda demais – até fiz um coverzinho, ó:

Tanto pela forma quanto pelo conteúdo, diria que La La Land é um filme feito por e para artistas. Por mais que qualquer pessoa possa se identificar com o dilema de fazer o que gosta ou o que dá dinheiro, o filme fala muito de talento: a Mia quer ser atriz, mas tem dificuldade em se destacar, enquanto o Sebastian é expert em um gênero musical em decadência (o jazz). A primeira questão colocada é: eu tenho talento mesmo? Se sim, é um talento que as pessoas conseguem apreciar? Enquanto correm atrás dos seus sonhos, os dois acabam se trombando e, como já se esperava, se apaixonando.

Terminei o filme com uma sensação boa, inspirada a seguir meus próprios sonhos. La La Land é sensível, fofo e sonhador – praticamente o signo de peixes em forma de filme. Como não amar? Mas sério, abaixa essa guarda antes de assistir. Se você não se deixa envolver, é impossível gostar de qualquer filme. Ou de qualquer pessoa.

(ALE LE LERTA DE SPOILE LE LER – depois dessa imagem, você está por conta própria)

lalaland1-1024x681

Ao longo do filme, fica clara a homenagem aos antigos musicais de Hollywood – inclusive na atmosfera romântica da história. Mesmo sendo nos tempos atuais (nem tenho certeza disso, pra ser sincera), evitaram ao máximo usar tecnologia – mal lembro de ver alguém mexendo no celular. Mas essas semelhanças com filmes tradicionais para por aí. Um exemplo disso: o final!

Veja bem! Mia tem um sonho: ser atriz de sucesso. Sebastian tem um sonho: abrir uma casa de show de jazz. Não dava pros dois realizarem seus sonhos ALÉM DE terminarem juntos, felizes para sempre. Quer dizer, até daria, mas aí o filme ficaria no passado, junto com suas referências.

la-land-6-620x408

Sim, o filme tem várias partes “sonhadoras” e a gente até acostuma – mas, no final, teve que botar o pé no chão. Pra essa queda não ser tão traumática, o reencontro ~agridoce~ dos dois conta com uma sequência de vários momentos que “poderiam ter sido”, no melhor estilo 500 Dias Com Ela.

“Mas eu ainda tô triste! Não dá pra acabar assim!” – quem não gosta de ser iludido, não é mesmo? Então, só pra gente não sair tão triste, o filme se encerra com um número musical todo surreal, resumindo o filme – e NELE, SIM, eles terminam juntos! “Aeeee, posso dormir em paz agora!”.

 

Anúncios

Um comentário sobre “La La Land

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s