A família (nada) tradicional de This Is Us

Não vou mentir: demorei uns bons seis meses pra começar This Is Us. A preguiça de ir atrás da série, que tem 18 episódios de uns 45 minutos, me venceu por muito tempo. Com o excesso de tempo livre que tive esse mês (cortesia de um pé torcido), finalmente me rendi à série – e, como não podia deixar de ser, me apaixonei!

E não fui a única: no último ano, This Is Us foi a série de drama mais assistida nos EUA. A temática familiar ajuda bastante – afinal, é um assunto com que todos podemos nos identificar, em um universo simples de entender. Por isso, à primeira vista, a série é facilmente comparada a uma novela.

This Is Us - Season 1

Se você gosta da carga emocional que acompanha a maioria das novelas, com certeza vai gostar de This is Us! Se não gosta… Capaz de você gostar também! Digo isso porque This Is Us é, em muitos aspectos, uma “novela que deu certo”: o drama é intenso (mas não forçado), a história é muito bem escrita e as atuações são excelentes.

Mesmo com muitas subtramas por episódio (mais uma semelhança com as novelas), a série é fácil de acompanhar. Além disso, os criadores da série entrelaçam histórias do passado e do presente com maestria: assim como na vida real, um influencia o outro, e aos poucos descobrimos mais sobre cada personagem.

A forma como a série vai soltando pistas para que espectador preencha as lacunas na história também é sensacional! Quem diria que, em um drama familiar, é possível ter um pequeno plot twist ao fim de cada episódio? Em This is Us, é isso que acontece – e, na maioria das vezes, essas reviravoltas te fazem chorar mais do que você teria coragem de admitir.

This Is Us - Season 1

Outro ponto que me agrada na série é o fato dos relacionamentos amorosos não serem o foco dramático da história – a maior parte do conflito está nas relações familiares. Assim, a série dá espaço para momentos adoráveis de romance, com casais mais maduros e comprometidos com seus parceiros (substituindo aquele draminha adolescente de “quem vai ficar com quem”).

Mas não se engane! Mesmo com tudo isso, This is Us não é aquele comercial de margarina, aquele padrão “família tradicional americana”: a série consegue ir além, discutindo temas como racismo, adoção, relações abusivas, gordofobia, homossexualidade e por aí vai. Eis aí a genialidade de This is Us, que consegue introduzir discussões relevantes e atuais em um formato agradável para todos os públicos.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s